domingo, 31 de outubro de 2010

Voluntários da pátria


Descobri finalmente porque os catarinenses são chamados de barrigas-verdes!
Tudo bem que se eu tivesse pesquisado teria descoberto bem antes, mas foi acidental, e por isso foi mais legal!
Todo mundo sabe quem são os voluntários da pátria, né? Ou não?
Pois bem, voluntários da pátria é o nome dado aos corpos de soldados criados pelo governo brasileiro no início da Guerra do Paraguai, em 7 de janeiro de 1865, buscando reforçar o número de soldados no Exército Brasileiro.
Inicialmente formado para tomar proveito do patriotismo que tinha tomado conta do Brasil no início da guerra, reunindo os voluntários que se alistavam espontaneamente. Em 30 de abril de 1866 já existiam 49 destes batalhões. Com o passar do tempo e a diminuição do entusiasmo popular, o governo imperial passou a exigir dos presidentes das províncias cotas de voluntários, que deveriam recrutar.
Ainda em 1865 os voluntários da pátria passaram a contar com recrutamento forçado, instituído por chefes políticos locais e a oficiais da  Guarda Nacional, que forçavam o alistamento de seus opositores. Cada província foi solicitada prover, no mínimo, 1% da sua população.
Por outro lado havia várias formas de se escapar da convocação: os aquinhoados faziam doações de recursos, equipamentos, escravos e empregados para lutarem em seu lugar; os de menos posses alistavam seus parentes, filhos, sobrinhos ou agregados; aos despossuídos só restava a fuga para o mato.
O uso de escravos para lutar em nome de seus proprietários virou prática corrente. Além disso sociedades patrióticas, conventos e o governo passaram a comprar escravos para lutarem na guerra. O império prometendo alforria para os que se apresentassem para a guerra, fazendo vista grossa para os escravos fugidos. D. Pedro II deu o exemplo, libertando todos os escravos das fazendas nacionais para lutar na guerra.
No total, estiveram em guerra 57 Corpos de Voluntários da Pátria. As perdas brasileiras sofridas por mortes, ferimentos, doenças e invalidez alcançaram a 40% do efetivo. No total fizeram parte 37 928 voluntários da pátria.
Agora é que vem a parte interessante da história dos barrigas -verdes:
Cada Corpo de Voluntários da Pátria, além do distintivo comum, usava um fardamento próprio. O uniforme dos voluntários catarinenses, utilizava faixas verdes, sendo por isso conhecidos como barrigas-verdes, termo que hoje denomina os nativos daquele estado.
É por isso! Nem os barrigas-verdes sabem porque são chamados assim, é verdade, não sabem porque eu já perguntei.

Como eu tenho mente poluída, pensei em mil coisas.

sábado, 30 de outubro de 2010

Você sabe combinar sombra com batom?


A esteticista Márcia Brito, do salão Red Door, dá algumas dicas das cores que combinamcom os tons de pele branca e morena para você acertar em cheio na combinação.


Uma regra é que, se a sombra é mais escura, mais forte, o batom tem que pender para uma cor mais neutra. O mesmo vale para as roupas. “Roupa preta não combina com batom escuro”, exemplifica Márcia.


A sombra também pode ser usada para corrigir algumas falhas da sobrancelha. Ao invés de usar lápis ou pincéis, um pouco de sombra pode ajudar a esconder as imperfeições e dar um ar mais homogêneo.





Pele clara:
Especialmente as mulheres com cabelo loiro mais claro devem evitar batons dourados e alaranjados, porque ficam muito apagados no rosto. “Mata a boca”, explica Márcia. Para a primavera-verão, a tendência é usar batons mais em tons rosados e até vermelhos.


As sombras que mais combinam com esse tipo de pele são os tons de bege e caramelo. As loiras escuras podem optar por verde e azul também, e as loiras mais claras por um verde mais ferroso ou mesmo o verde-água.


Uma dica é sempre depositar a sombra antes e espalhá-la depois. Prefira tons claros na parte interna para “abrir” o olho, e faça um degradê mais escuro na parte de fora.


Verde-água:
Na pele branca essa cor tende a parecer um pouco prata, mas um tom mais forte na parte exterior do olho reforça a cor verde.


Trata-se de uma cor alegre, indicada para pessoas mais jovens. Para combinar com a sombra verde, Márcia indica batons tons de terra – podem ser claros ou escuros. Evitar o pink, mas um rosa mais cor de boca ou um gloss nesses tons caem bem.

Rosa:
Se você preferir dar um peso maior aos olhos, pode optar por uma tonalidade mais escura, dispensando o rosa claro no interior dos olhos.


O batom pode ser rosado, tanto claro como escuro, ou mesmo cor vinho. O batom pink é recomendado para sombras em rosa claro, ou na cor prata.


Azul:
Com a sombra azul combinam os batons cor de terra. Se for um azul mais escuro, opte por um batom mais suave.




Pele morena:
Já para a pele morena, as sombras azul e rosa não são indicadas. “Apenas se usar com um efeito esfumaçado”, comenta a esteticista.


As sombras que mais combinam com a pele morena são os tons terrosos, pastéis, dourado e verde. Só é preciso tomar cuidado e usar bem o corretivo na região dos olhos, porque a sombra marrom acentua a olheira.


Uma dica é utilizar um corretivo vermelho antes, “porque neutraliza a olheira”, garante Márcia. Depois, basta usar um corretivo normal para dar o toque final à região abaixo dos olhos.


Verde:
Na pele morena, o verde não fica tão forte, tão vivo como nas pelas brancas. Mas a tonalidade é mais suave e também muito bonita.


Para as morenas claras, um batom que fica ótimo é o vermelho alaranjado e, para as peles mais escuras, um vermelho vinho.


Dourado:
Aqui vale uma aplicação mais uniforme da sombra, sem muito degradê. Combina com um batom mais escuro, um marrom forte, uma cor chocolate.


A sombra dourada pode ser usada durante o dia, mas com um batom mais discreto.


Prata:
Essa sombra combina também com a pele branca, mas na pele escura muda um pouco o tom e fica mais escura.


É ótima para usar com batom forte, como o vermelho, porque a sombra é leve e clara.


Preto:
Com o preto é necessário tomar alguns cuidados. Por ser uma cor escura e muito forte, não se pode exagerar. Opte por usar menos sombra. “De novo, cuidado com as olheiras, use bem a base, porque o preto aumenta a olheira”, alerta Márcia.


O batom deve ser claro e suave, para a boca não pesar junto com os olhos. Pode ser um gloss transparente, um batom tom de boca ou rosa claro.



Você sabe qual batom usar?




Se quiser aumentar os lábios:

Dê preferência às cores claras do que as escuras. Use delineador de lábios contornando a boca e respeite o formato dos lábios. Faça o traço bem em cima do traço natural do lábio, quase por fora. Assim você irá dar um efeito natural. Aplique o batom em todo o lábio, coloque um toque de brilho ou de batom mais claro no centro da boca. Use e abuse de gloss e brilhos.



Para diminuir os lábios:

Evite brilho e gloss. Use batons escuros e opacos.  Passe o delineador ligeiramente dentro da linha natural de sua boca.



Para fixar o batom:




Aplique o batom, retire o excesso com um lenço de papel absorvente. Depois, aplique uma camada bem fininha de pó compacto sobre os lábios e passe o batom novamente.

domingo, 24 de outubro de 2010

Maquiagem vencida envelhece a pele?




Atenção!

Maquiagem vencida estraga a pele. No caso de base, pó… pode causar irritação, alergia, tampar os poros.

A maquiagem dos olhos pode causar irritação, descamação… Não só maquiagem vencida, mas as de má qualidade também.

A pesquisadora Susan Blackney disse ao jornal Daily Mail que o estudo investigou mulher de diversas faixas etárias e revelou que dois terços das entrevistadas admitiram estar usando a mesma maquiagem há mais de dois anos.

Segundo Blackney, batons e rímeis são um prato cheio para bactérias que podem causar sérias infecções.

“O tubo do rímel, uma vez aberto, atrai inúmeras bactérias. Não foi uma surpresa constatar que metade das mulheres sofre de coceira, ardência e reclamou que os olhos lacrimejam constantemente”, disse Blackney.

Os pesquisadores ainda descobriram que muitas mulheres, por falta de tempo, se maquiam dentro do ônibus ou do metrô.

“Pode-se danificar a córnea facilmente se você tenta aplicar rímel em movimento. Além disso, fica-se vulnerável a todo tipo de infecção”, adverte Blackney.

Luciane Scattone, dermatologista, conta que têm pessoas que já nascem com tendência a alergia e outras só desenvolvem com o passar dos anos. A dermatite de contato é uma das cinco principais dermatoses de pele no Brasil e uma das principais causas são os cosméticos.


Muita gente nem sabe que existe prazo de validade para maquiagem e nem confere. Um perigo.


Muitas pessoas ficam super inchadas, principalmente na área dos olhos.


O batom, depois de aberto, dura em média dois anos. Máscara para cílios, abriu, só use por três meses.

Produtos cremosos duram menos porque são mais fáceis de contaminar do que os em pó. Observe sempre alguns sinais que indicam que está na hora de jogar aquela maquiagem que você adora no lixo. Atenção às mudanças na aparência, cor, consistência e cheiro.


O troca-troca de maquiagem também é ameaçador. Conjuntivite é um exemplo de doença que pode passar de uma pessoa para outra. Herpes é uma coisa anti-higiênica e ficar emprestando batom de quem tem não é legal. O bom senso diz que maquiagem é um produto pessoal e não deve ser emprestado em nenhuma circunstância.


Algumas dicas fundamentais:

- Leia todas as informações da embalagem.

- Não deixe o produto exposto ao sol, nem destampado por aí.
- Atenção à marca. Cheque com a sua dermatologista a procedência dos produtos manipulados.
- Prefira sempre maquiagem que já venha com filtro solar.

Tomando esses cuidados, não há problema em se maquiar. Mas nunca, nunca mesmo, durma maquiada.

Fonte(s): Terra, Mais Você, Suppidesigns.

sábado, 23 de outubro de 2010

BÊNÇÃO IRLANDESA



Que a estrada se erga ao encontro de seu caminho.
Que o vento esteja sempre às suas costas.
Que o sol brilhe quente sobre sua face.
Que a chuva caia suave sobre seus campos.
E até que nos encontremos de novo, que DEUS
te guarde na palma da sua mão.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ao vivo: jornalista pede demissão e expõe fragilidade da TV pública



Blog do Tas

"Cena rara na TV brasileira: o jornalista Paulo Beringhs da TBC- TV Brasil Central- vinculada ao governo de Goiás, se demite ao vivo, diante dos telespectadores e dos entrevistados.
O segundo turno para o governo de Goiás é disputa entre pesos-pesados: Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), atualmente em empate técnico nas pesquisas. Ambos já ocuparam o governador do estado e cargos importantes na esfera local e nacional. Perillo hoje é senador, Resende, prefeito de Goiânia. Curiosamente, ambos medem forças através de um evento incomum: a comemoração de suas festas de aniversário, verdadeiras procissões de gente humilde até as fazendas dos dois políticos, com direto a show de gente famosa e mega churrascão (veja os videos abaixo, com a comilança 2010).
Na TV pública local, o jornalista Beringhs se meteu a brincar de democracia e convidou ambos candidados para o debate político. Acabou se chocando com a AGECOM- Agência Goiana de Comunicação- mantenedora da TV Brasil Central, que segundo o jornalista é ligada ao grupo de Iris Resende.
É um episódio que deveria nos estimular para discutir o conceito de TV pública no Brasil. Se não conseguimos transformar as dezenas, senão centenas de emissoras públicas que hoje estão em mãos de grupos políticos em verdadeiras emissoras públicas, vamos continuar assistindo a espetáculos patéticos como a demissão de Beringhs. Ou talvez pior, nem nos daremos conta porque é bastante raro um jornalistas com a coragem dele para expor isso na fuça dos telespectadores, que aliás são os contribuintes que pagam as contas da emissora.
Beringhs aprendeu a duras penas e nos mostrou diante das câmeras que em briga de elefante, quem se machuca é a grama."

Foi marcada uma entrevista com os dois candidatos, Iris Rezende no primeiro dia e Marconi Perillo no seguinte. Iris não pode comparecer então foi desmarcada entrevista com o Marconi. Detalhe:  Iris faz parte do grupo que comanda a tv. Nesse dia em que o apresentador se demite estão presentes apenas os presidentes dos partidos respectivos. Quer dizer, porque um candidato não pode comparecer o outro foi prejudicado, não tendo direito à entrevista. Com total razão o apresentador de não querer participar de tudo isso.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Use a maquiagem a seu favor com 20 truques simples


Por Patricia Zwipp

A maquiagem pode disfarçar imperfeições, amenizar rugas, esconder o aspecto cansado do rosto e ainda dar aimpressão de que os olhos e boca são maiores ou menosres, de acordo com a preferência. O problema é que pequenos erros comprometem o visual.
Você sabe como fazer um make com efeito bronzeador e aspecto natural? E afinar um nariz largo? Faz idéia de como escolher a cor ideal do blush e suavisar o temido bigode chinês (sulco no canto da boca)?
Confira essas e outras dicas, listadas pela beauty artist Penélope Beolchi, da agência Lu Molinos & Associados. Depois, coloque-as em prática e arrase no visual!

1 - Óculos
Se tem miopia, as lentes do óculos tendem a deixar os olhos pequenos. Para das a impressão de que são maiores, aposte em cores claras. Vale também um tom escuro no canto externo e um claro no centro. O contorno com lápis deve ser feito por fora da linha natural dos olhos.

2 - Efeito Bronzeador
Para fazer uma maquiagem com efeito bronzeador, o tom do pó bronzeador deve ser semelhante ao que apresenta após tomar sol. "Normalmente, as ruivas devem optar por cobre; as loiras, dourado; as morenas, bronze; as orientais cobre; e as negras são valorizadas com todos os tons." Quando for comprá-lo, prove no rosto, de preferência, em um ambiente com luz natural. Na hora de se produzir, passe-o nas regiões que costumam ficar mais queimadinhas: testa, queixo, nariz e bochechas. Se ficar forte, suavize passando os dedos. Pincele o pó na região do pescoço para uniformizar.

3 - Nariz largo
Quer amenizar o nariz largo? Basta ter uma base ou um corretivo mais escuro que o tom da pele. Aplique-o em linha reta nas laterais do nariz. Caso tenha raiz largo e achatado, além de escurecer as laterais, clareie o centro dele.

4 - Cor do blush
A sugestão para identificar a cor ideal do blush é dar suaves beliscadasna bochecha (quando estiver sem maquiagem) e prestar atenção no tom que aparece naturalemente, que deve ser similar ao do produto escolhido. As mulheres de pele clara costumam ter uma cor rosada; as de marfim, pêssego; as pálidas, lilás; as negras, pink-escuro ou vinho; e as oliváceas, marrom.

5 - Hipermetropia
No caso de quem precisa usar óculos por conta da hipermetropia, o olhar pode parecer maior. A forma de diminuir esse efeito é optar por cores escuras. O lápis deve ser usado na linha da lágrima.

6 - Rosto x blush
O formato do rosto influencia na maneira com que o blush deve ser espalhado. Os rostos largos, como o oval, o quadrado e o redondo, pedem o blush mais longo, aplicado próximo à orelha em direção à boca. O rosto redondo ainda precisa de um pouco de blush nas têmporas. Já para o rosto fino, o melhor é aplicá-lo na horizontal.

7 - Rugas x boca
Se as rugas teimam em prejudicar o visual da boca, a dica é passar lápis de contorno em todo o lábio e vale aplicar batom da mesma cor apenas no centro. "O que evidencia as rugas é quando o batom escorre. Por isso, evite gloss e tons escuros, que marcam mais o chamado código de barras. Para driblar o inconveniente, as amantes de cores fortes podem apostar em produtos secos e de longa duração", disse a beauty artist. Outra boa pedida é aplicar pó facial por cima do batom.

8 - Código de barras
Precisa retocar o visual e não conta com um blush na bolsa? O truque é carregar sempre um batom corado, que pode ser usado tanto para colorir os lábios quanto o rosto. Aplique uma ou duas faixas do batom de cima para baixo e espalhe delicadamente com o dedo.

9 - Bigode chinês
Quer suavizar o bigode chinês (sulco no canto da boca)? Então, passe corretivo um pouco mais claro que o tom da pele exatamente na linha e, depois, suavize o traço com leves batidinhas.

10 - Corretivos coloridos
Corretivos coloridos - normalmente verde, amarelo e lilás - disfarçam mais que os nudes, mas se escolher o tom errado, pode evidenciar os incômodos estéticos. Por exemplo, apostar no corretivo lilás em uma olheira violeta só piora a situação. Como, então, saber qual é o melhor para cada caso? "Vermelho, azul e amarelo são cores básicas e têm suas complementares, que as neutralizam. Se tenho uma olheira violeta, a cor que a neutraliza é o amarelo, a única que não participa da sua formação, já que é o resultado da mistura de vermelho e azul", afirmou a beauty artist. Sendo assim, o verde é indicado para mascas avermelhadas; e, o lilás, amareladas.

11 - Lábios finos
As donas de lábios finos podem valorizá-lo com a maquiagem. Aposte em batons de cores claras e cintilantes. Também pode fazer o contorno por fora da linha natural com lápis na cor da boca ou do batom que vai usar. Só tome cuidado para não exagerar. Tons mais claros no centro dão aparência de mais volume.

12 - Preparo da pele
Preparar a pele não significa apenas usar corretivo, base e pó com o intuito de deixá-la uniforme. É fundamental ter alguns cuidados antes de aplicar qualquer item da maquiagem. A sugestão é lavar o rosto e apostar no leite de limpeza, tônico e, por último, hidratante. "Se a pele está ressecada, por exemplo, e não segue esse ritual, o resultado não fica bonito, mas com aspecto craquelado."

13 - Marcas do tempo
A maquiagem pode atenuar as marcas do tempo, mas isso não se consegue com excessos, como muitas acreditam. O erro leva ao efeito contrário: evidenciá-las. Hidratação e um pouco de base já estão de bom tamanho. Fuja do pó.

14 - Olheiras
Para quem tem olheiras difíceis de esconder, a dica é passar um pouco de batom laranja por baixo do corretivo.

15 - Bocas volumosas
Apesar do destaque que se dá a bocas volumosas, como a da atriz Angelina Jolie, algumas mulheres não gostam dos seus lábios grossos. Nesse caso, os batons escuros são curingas. Penélope recomenda apagar o contorno da boca com base e fazê-lo por dentro da linha original.

16 - Lápis
Passar lápis pode resultar no acúmulo dos produtos nos cantos dos olhos. Depois de terminar o make, retire o excedente com um cotonete. As donas de olhos caídos não devem acompanhar toda a linha da lágrima com o lápis, parando antes do final.

17 - Sem exageros
Batom marcante, olhos chamativos, bochechas carregadas de blush. Que a verdade seja dita: um visual desse fica cansativo e envelhece. Se quer carregar no olhar, uma maneira de afastar a possibilidade de erros é optar por cores suaves nos lábios ou vice-versa.

18 - Curvex
O curvex deve ser utilizado no meio do comprimento dos cílios, antes da aplicação da máscara. É importante que seja pressionado por, no mínimo, 30 segundos. Às vezes, é necessário repetir o processo, até que os fios adquiram a forma desejada. Não use depois da máscara, pois alguns cílios ficam grudados no curvex e podem ser arrancados, deixando falhas.

19 - Cílios sem bolinhas
Uma maneira de evitar bolinhas nos cílios é eliminar um pouco do rímel na escovinha antes da aplicação.

20 - Tendência de verão
Para o verão 2011, as tendências são as cores cítricas, como verde-limão e laranja. Azuis e verdes principalmente a tonalidade turquesa, ganham destaque. O make nude continua em alta. Dê cor ao rosto com blush laranja ou rosa.

domingo, 3 de outubro de 2010

DICAS DE PERFUMARIA


USO E APLICAÇÃO


Combinando fragrâncias

Sempre que possível, evite gerar um choque de cheiros. Se uma fragrância faz parte de uma linha, utilize os outros produtos, que irão harmonizar corretamente com ela. Em último caso, se necessário, busque utilizar um desodorante sem cheiro para evitar qualquer problema.


Posso usar perfume para ir à praia?


Não é recomendado passar perfume quando se vai à praia ou piscina. O calor do sol e o aumento da transpiração podem potencializar a fragrância e alterar sua composição, tornando-a forte demais e desagradável ao olfato.


O clima influencia na durabilidade do perfume?
Em climas mais frios, as fragrâncias demoram mais para evaporar e, por isso, tendem a durar mais. O contrário acontece em regiões mais quentes, em que transpiramos mais.


Qual o melhor lugar para aplicar o perfume?
Atrás da nuca, na dobra dos braços e atrás dos joelhos. Por causa da alta circulação sanguínea, são áreas quentes do corpo que ajudam o perfume a ficar mais evidente.


CONSERVAÇÃO



Qual o lugar ideal para guardar os perfumes?
O banheiro é o lugar menos indicado para guardar perfumes, pois a luz, o calor e a umidade podem alterar não só o cheiro como a coloração da fragrância. O ideal é guardá-lo dentro de suas caixas, em lugar seco, ventilado e protegido da luz e do calor, como um armário.



NA HORA DE COPRAR



Demore na escolha
Na hora de escolher seu perfume, prefira demorar um pouco mais na escolha. Assim você garante que vai sentir não só as Notas de Saída do perfume, sua primeira impressão, mas também suas Notas de Corpo, sua parte principal. Dessa maneira, irá experimentar o perfume “de verdade”, conhecendo de verdade o que escolheu.


Fica bom na minha amiga, devo comprar?
Evite escolher seu perfume baseado no de outra pessoa. Perfumes reagem de maneiras diferentes à peles diferentes, de modo que os perfumes dificilmente ficam iguais em duas pessoas diferentes.


Prova de perfumes
Tome cuidado quando provar vários perfumes. Quando aplica-los ao antebraço, certifique-se de distribuí-los bem, para evitar que se misturem.


Ao sentir várias fragrâncias, como faço para dispersar o cheiro?
Cheire algo neutro, como a sua roupa ou grãos de café, que ajudam a “limpar” o olfato entre um perfume e outro.