quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Use a maquiagem a seu favor com 20 truques simples


Por Patricia Zwipp

A maquiagem pode disfarçar imperfeições, amenizar rugas, esconder o aspecto cansado do rosto e ainda dar aimpressão de que os olhos e boca são maiores ou menosres, de acordo com a preferência. O problema é que pequenos erros comprometem o visual.
Você sabe como fazer um make com efeito bronzeador e aspecto natural? E afinar um nariz largo? Faz idéia de como escolher a cor ideal do blush e suavisar o temido bigode chinês (sulco no canto da boca)?
Confira essas e outras dicas, listadas pela beauty artist Penélope Beolchi, da agência Lu Molinos & Associados. Depois, coloque-as em prática e arrase no visual!

1 - Óculos
Se tem miopia, as lentes do óculos tendem a deixar os olhos pequenos. Para das a impressão de que são maiores, aposte em cores claras. Vale também um tom escuro no canto externo e um claro no centro. O contorno com lápis deve ser feito por fora da linha natural dos olhos.

2 - Efeito Bronzeador
Para fazer uma maquiagem com efeito bronzeador, o tom do pó bronzeador deve ser semelhante ao que apresenta após tomar sol. "Normalmente, as ruivas devem optar por cobre; as loiras, dourado; as morenas, bronze; as orientais cobre; e as negras são valorizadas com todos os tons." Quando for comprá-lo, prove no rosto, de preferência, em um ambiente com luz natural. Na hora de se produzir, passe-o nas regiões que costumam ficar mais queimadinhas: testa, queixo, nariz e bochechas. Se ficar forte, suavize passando os dedos. Pincele o pó na região do pescoço para uniformizar.

3 - Nariz largo
Quer amenizar o nariz largo? Basta ter uma base ou um corretivo mais escuro que o tom da pele. Aplique-o em linha reta nas laterais do nariz. Caso tenha raiz largo e achatado, além de escurecer as laterais, clareie o centro dele.

4 - Cor do blush
A sugestão para identificar a cor ideal do blush é dar suaves beliscadasna bochecha (quando estiver sem maquiagem) e prestar atenção no tom que aparece naturalemente, que deve ser similar ao do produto escolhido. As mulheres de pele clara costumam ter uma cor rosada; as de marfim, pêssego; as pálidas, lilás; as negras, pink-escuro ou vinho; e as oliváceas, marrom.

5 - Hipermetropia
No caso de quem precisa usar óculos por conta da hipermetropia, o olhar pode parecer maior. A forma de diminuir esse efeito é optar por cores escuras. O lápis deve ser usado na linha da lágrima.

6 - Rosto x blush
O formato do rosto influencia na maneira com que o blush deve ser espalhado. Os rostos largos, como o oval, o quadrado e o redondo, pedem o blush mais longo, aplicado próximo à orelha em direção à boca. O rosto redondo ainda precisa de um pouco de blush nas têmporas. Já para o rosto fino, o melhor é aplicá-lo na horizontal.

7 - Rugas x boca
Se as rugas teimam em prejudicar o visual da boca, a dica é passar lápis de contorno em todo o lábio e vale aplicar batom da mesma cor apenas no centro. "O que evidencia as rugas é quando o batom escorre. Por isso, evite gloss e tons escuros, que marcam mais o chamado código de barras. Para driblar o inconveniente, as amantes de cores fortes podem apostar em produtos secos e de longa duração", disse a beauty artist. Outra boa pedida é aplicar pó facial por cima do batom.

8 - Código de barras
Precisa retocar o visual e não conta com um blush na bolsa? O truque é carregar sempre um batom corado, que pode ser usado tanto para colorir os lábios quanto o rosto. Aplique uma ou duas faixas do batom de cima para baixo e espalhe delicadamente com o dedo.

9 - Bigode chinês
Quer suavizar o bigode chinês (sulco no canto da boca)? Então, passe corretivo um pouco mais claro que o tom da pele exatamente na linha e, depois, suavize o traço com leves batidinhas.

10 - Corretivos coloridos
Corretivos coloridos - normalmente verde, amarelo e lilás - disfarçam mais que os nudes, mas se escolher o tom errado, pode evidenciar os incômodos estéticos. Por exemplo, apostar no corretivo lilás em uma olheira violeta só piora a situação. Como, então, saber qual é o melhor para cada caso? "Vermelho, azul e amarelo são cores básicas e têm suas complementares, que as neutralizam. Se tenho uma olheira violeta, a cor que a neutraliza é o amarelo, a única que não participa da sua formação, já que é o resultado da mistura de vermelho e azul", afirmou a beauty artist. Sendo assim, o verde é indicado para mascas avermelhadas; e, o lilás, amareladas.

11 - Lábios finos
As donas de lábios finos podem valorizá-lo com a maquiagem. Aposte em batons de cores claras e cintilantes. Também pode fazer o contorno por fora da linha natural com lápis na cor da boca ou do batom que vai usar. Só tome cuidado para não exagerar. Tons mais claros no centro dão aparência de mais volume.

12 - Preparo da pele
Preparar a pele não significa apenas usar corretivo, base e pó com o intuito de deixá-la uniforme. É fundamental ter alguns cuidados antes de aplicar qualquer item da maquiagem. A sugestão é lavar o rosto e apostar no leite de limpeza, tônico e, por último, hidratante. "Se a pele está ressecada, por exemplo, e não segue esse ritual, o resultado não fica bonito, mas com aspecto craquelado."

13 - Marcas do tempo
A maquiagem pode atenuar as marcas do tempo, mas isso não se consegue com excessos, como muitas acreditam. O erro leva ao efeito contrário: evidenciá-las. Hidratação e um pouco de base já estão de bom tamanho. Fuja do pó.

14 - Olheiras
Para quem tem olheiras difíceis de esconder, a dica é passar um pouco de batom laranja por baixo do corretivo.

15 - Bocas volumosas
Apesar do destaque que se dá a bocas volumosas, como a da atriz Angelina Jolie, algumas mulheres não gostam dos seus lábios grossos. Nesse caso, os batons escuros são curingas. Penélope recomenda apagar o contorno da boca com base e fazê-lo por dentro da linha original.

16 - Lápis
Passar lápis pode resultar no acúmulo dos produtos nos cantos dos olhos. Depois de terminar o make, retire o excedente com um cotonete. As donas de olhos caídos não devem acompanhar toda a linha da lágrima com o lápis, parando antes do final.

17 - Sem exageros
Batom marcante, olhos chamativos, bochechas carregadas de blush. Que a verdade seja dita: um visual desse fica cansativo e envelhece. Se quer carregar no olhar, uma maneira de afastar a possibilidade de erros é optar por cores suaves nos lábios ou vice-versa.

18 - Curvex
O curvex deve ser utilizado no meio do comprimento dos cílios, antes da aplicação da máscara. É importante que seja pressionado por, no mínimo, 30 segundos. Às vezes, é necessário repetir o processo, até que os fios adquiram a forma desejada. Não use depois da máscara, pois alguns cílios ficam grudados no curvex e podem ser arrancados, deixando falhas.

19 - Cílios sem bolinhas
Uma maneira de evitar bolinhas nos cílios é eliminar um pouco do rímel na escovinha antes da aplicação.

20 - Tendência de verão
Para o verão 2011, as tendências são as cores cítricas, como verde-limão e laranja. Azuis e verdes principalmente a tonalidade turquesa, ganham destaque. O make nude continua em alta. Dê cor ao rosto com blush laranja ou rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário