domingo, 31 de outubro de 2010

Voluntários da pátria


Descobri finalmente porque os catarinenses são chamados de barrigas-verdes!
Tudo bem que se eu tivesse pesquisado teria descoberto bem antes, mas foi acidental, e por isso foi mais legal!
Todo mundo sabe quem são os voluntários da pátria, né? Ou não?
Pois bem, voluntários da pátria é o nome dado aos corpos de soldados criados pelo governo brasileiro no início da Guerra do Paraguai, em 7 de janeiro de 1865, buscando reforçar o número de soldados no Exército Brasileiro.
Inicialmente formado para tomar proveito do patriotismo que tinha tomado conta do Brasil no início da guerra, reunindo os voluntários que se alistavam espontaneamente. Em 30 de abril de 1866 já existiam 49 destes batalhões. Com o passar do tempo e a diminuição do entusiasmo popular, o governo imperial passou a exigir dos presidentes das províncias cotas de voluntários, que deveriam recrutar.
Ainda em 1865 os voluntários da pátria passaram a contar com recrutamento forçado, instituído por chefes políticos locais e a oficiais da  Guarda Nacional, que forçavam o alistamento de seus opositores. Cada província foi solicitada prover, no mínimo, 1% da sua população.
Por outro lado havia várias formas de se escapar da convocação: os aquinhoados faziam doações de recursos, equipamentos, escravos e empregados para lutarem em seu lugar; os de menos posses alistavam seus parentes, filhos, sobrinhos ou agregados; aos despossuídos só restava a fuga para o mato.
O uso de escravos para lutar em nome de seus proprietários virou prática corrente. Além disso sociedades patrióticas, conventos e o governo passaram a comprar escravos para lutarem na guerra. O império prometendo alforria para os que se apresentassem para a guerra, fazendo vista grossa para os escravos fugidos. D. Pedro II deu o exemplo, libertando todos os escravos das fazendas nacionais para lutar na guerra.
No total, estiveram em guerra 57 Corpos de Voluntários da Pátria. As perdas brasileiras sofridas por mortes, ferimentos, doenças e invalidez alcançaram a 40% do efetivo. No total fizeram parte 37 928 voluntários da pátria.
Agora é que vem a parte interessante da história dos barrigas -verdes:
Cada Corpo de Voluntários da Pátria, além do distintivo comum, usava um fardamento próprio. O uniforme dos voluntários catarinenses, utilizava faixas verdes, sendo por isso conhecidos como barrigas-verdes, termo que hoje denomina os nativos daquele estado.
É por isso! Nem os barrigas-verdes sabem porque são chamados assim, é verdade, não sabem porque eu já perguntei.

Como eu tenho mente poluída, pensei em mil coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário